Hoje, no Dia dos Namorados, resolvemos preparar essa matéria especial contando a origem do dia. Confira!

O que é o Dia dos Namorados?

Mesmo que todos conheçam o Dia dos Namorados, as vezes não sabemos seu significado. O dia dos namorados é uma data comemorativa onde os casais – ou pessoas amadas – celebram seu amor com passeios, troca de presentes e de cartões. No Brasil ele é comemorado no dia 12 de junho, já nos Estados Unidos – e em outros países pelo mundo – a data é comemorada no dia 14 de fevereiro (dia de São Valentim).

O Dia de São Valentim

O Dia de São Valentim (Valentine’s Day) é comemorado em homenagem ao santo da igreja católica que foi bispo no século III, época em que o imperador romano proibiu os casamentos por considerar homens solteiros melhores soldados. São Valentim, que se destacava por celebrar casórios, seguiu fazendo casamentos clandestinamente e foi preso por isso. Na prisão, ele recebia muitas cartas de gratidão exaltando o amor. Hoje, seu dia é celebrado não só por casais, mas por pessoas que se amam, sejam amigos, familiares, namorados ou casados.

Dia dos Namorados no Brasil

No Brasil, a história de São Valentim não é tão conhecida e a data em fevereiro não é comemorada. Porém, o publicitário João Agripino da Costa Dória – pai do ex-prefeito de São Paulo – em 1940 promoveu a iniciativa de comemorar uma data parecida com a americana. Foi criado então o Dia dos Namorados, comemorado na véspera do dia de Santo Antônio, pelo fato de muitos brasileiros serem devotos ao “santo casamenteiro”. Certamente, a escolha também foi influenciada pelo comércio nacional, que na década de 40 era muito fraco na época de junho.

Independente do porque, o Dia dos Namorados é um dia muito especial para todos que têm uma pessoa amada e deve ser celebrado com muito afeto e carinho. O Espaço Favoritto deseja um feliz Dia dos Namorados! 

Já conhecia a origem do dia dos namorados? O que achou? Siga de olho no blog do Espaço Favoritto para conferir matérias especiais sobre o mundo das noivas e debutantes.