A flor de lapela também conhecida como boutonnière, significa romantismo e elegância. É usada nos casamentos para diferenciar os noivos, padrinhos, pais e pajens dos demais convidados. Mas como surgiu essa tradição?
No noivado do príncipe Albert no século XIX, a sua noiva Rainha Vitória entregou a ele um pequeno ramalhete de suas flores preferidas. Não sabendo onde colocá-lo, com um canivete fez um pequeno corte em seu paletó, e nesse corte acomodou as flores.
Assim surgiu a casa na lapela do paletó, que passou a ser indicada pelos alfaiates da época e se tornou tradição, por simbolizar o romantismo daquele momento.
É importante que os noivos usem a flor de lapela no paletó e não no bolso. Para usar como acessório no bolso, existem muitas opções de lenços sofisticados.
A lapela deve ser usada sempre ao lado esquerdo do traje, independente do modelo escolhido.
O noivo deve optar por apenas um dos acessórios. Usando a lapela, é recomendado que não use o lenço e usando o lenço que não use a lapela.
O cravo branco que significa amor puro, é tradicionalmente a flor mais escolhida para usar como lapela. Se ele fizer parte também do bouquet da noiva, a combinação se torna sinônimo de elegância.
Atualmente os noivos usam os mais diversos tipos de flores como lapelas, e também existe muitas opções personalizadas como flores e formas de feltro, origamis e muito mais.
Independente das tradições, os noivos podem ousar nas suas escolhas. Todos os detalhes escolhidos para o casamento, devem sempre transmitir a personalidade do casal e o que sonharam para o seu grande dia!