Muitas vezes, por estarmos acostumados com os padrões da sociedade, não pensamos em como agir em determinadas situações. Afinal, como funcionam as entradas em um casamento homoafetivo? Confira este texto que te ajudamos a entender:
Primeiramente, é importante lembrar que todas as formas de amor são válidas e devem ser respeitadas. Com os avanços da sociedade, é cada vez mais comum casais LGBT+ terem a liberdade para celebrar sua união com uma festa incrível, com tudo que têm direito.
Como acontece um casamento homoafetivo?
Em geral, da mesma forma como qualquer outro casamento, com a entrada do casal, de seus padrinhos, e uma cerimônia e festa emocionantes. Porém, a cerimônia tradicional possui padrões heteronormativos, como o protocolo de entrada, que devem ser adaptados conforme o casal se sinta o mais confortável possível.
Quem vem antes?
Esse é o tema que gera mais dúvidas entre os casais, porém, a mais fácil de explicar as regras: não existem regras, só depende de vocês. É preciso chegar a um acordo em que ambos estejam satisfeitos e empolgados para o grande momento. Não importa quem entra primeiro, ou até se o casal entra lado a lado – como vem se tornando febre nos casamentos, fazendo todos os convidados se emocionarem já no início da cerimônia.
Looks combinando ou não?
Uma decisão muito importante a ser tomada. Já que vocês tiveram todo o carinho e cuidado para escolher os vestidos ou ternos perfeitos para vocês, vale pensar: combinamos ou não?
Caso decidam entrar juntos, ficaria incrível um look combinando entre o casal. Algumas ideias incríveis são utilizar terno/vestido do mesmo modelo e de cores diferentes (mas que ainda combinem entre si), ou com apenas um detalhe que imprima a personalidade única de cada um, ou até dois modelos diferentes porém combinando nas cores.
Se a preferência do casal é entrar separado, o recomendado é fugir um pouco dos looks muito parecidos, pois perde o fator da surpresa levando em conta que em pouco tempo seu(ou sua) parceiro(a) vai ter entrado com uma roupa bem semelhante à sua.
Quem entra junto?
Da mesma forma que qualquer outra cerimônia, no casamento homoafetivo você também pode adaptar a entrada conforme suas vontades e escolhas. Você pode decidir entrar com seus pais, avós, padrinhos, amigos próximos ou sem ninguém, caso tenham escolhido entrar lado à lado. O que importa é que a pessoa ao seu lado seja alguém que você tem muito carinho e sabe que pode confiar.
A regra mais importante: amor
Mesmo com a cerimônia mais bela e perfeitamente organizada, aquilo de mais importante é o amor. O brilho no olhar, o sorriso de orelha à orelha e as lágrimas no rosto, não dependem das roupas que você está usando, da ordem em que caminhou ao altar e nada mais. Não se prenda em regras, estereótipos e protocolos, faça sua cerimônia da forma que se sentir mais empolgado e realizado possível, esse é o casamento certo para você.
Gostou das nossas dicas sobre como realizar a entrada em um casamento homoafetivo? Fique de olho em nosso blog e também em nossas redes sociais para conhecer o melhor conteúdo sobre casamentos e debutantes!