Está sonhando com seu anel de noivado ou já está o exibindo? Ou está idealizando o anel perfeito para homenagear sua amada? Confira algumas curiosidades sobre o anel de noivado nessa matéria que fizemos para você!

Mesmo não sendo muito utilizado no Brasil, a popularidade do anel de noivado vem crescendo cada vez mais. Alguns escolhem exibir este anel – e usam algo mais simples no casamento – e outros escolhem complementar um com o outro, isso depende da personalidade do casal.

Antes de tudo, é bom saber qual a diferença entre as alianças e o anel de noivado. Todo pedido de casamento vem acompanhado de um anel, a diferença é que ele pode ser um anel de noivado, para marcar o momento, ou já ser as alianças que usarão durante o noivado e o casamento. Além disso, algumas outras diferenças são: o anel de noivado só é usado pela mulher, enquanto a alianças são usadas pelos dois; o anel de noivado se usa na mão esquerda e a aliança na mão direita.

Entre os séculos XV e XVII os anéis de noivado traziam consigo uma mensagem de amor escrita ao lado de fora. No século XIX, passaram a ser usadas pedras preciosas – como diamantes e rubis – para enfeitar o anel.

Escolher bem a pedra que servirá de adorno ao anel é muito importante. O diamante, que representa perfeição e vontade de vencer, é o mais escolhido pelos casais. Mas não faltam alternativas, como rubis, safiras e esmeraldas.

A cor da pedra e seu significado também são pontos interessantes para ficar de olho: o rosa – representado pelo quartzo cor-de-rosa – significa claridade emocional; o branco do diamante transmite tranquilidade; a pedra azul representa sucesso e sabedoria; o Rubi, de vermelho intenso, é símbolo de confiança e inteligência; já o verde da esmeralda proporciona equilíbrio, além de afastar as energias negativas.

Agora que você entende mais sobre os anéis de noivado você pode sonhar com aquele que ficará perfeito em sua mão!